O município de Fortaleza, pelo terceiro ano consecutivo, alcança o 1º lugar no Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste.
O IBGE, na última sexta-feira (16), divulgou informações econômicas dos Municípios relativas ao ano de 2020. Embora com o decurso do tempo, são dados extremamente relevantes, pois além de serem números oficiais, fazem importante diagnóstico da economia dos municípios brasileiros.
De acordo com o IBGE, o município de São Paulo é o líder no país em atividade econômica, na medida em que concentra 9,8% do Produto Interno Bruto (PIB) do país.
Apenas nove municípios responderam por quase 25% do PIB nacional: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Belo Horizonte, Manaus, Curitiba, Osasco, Porto Alegre e Guarulhos.
Entre os 25 maiores PIBs municipais, 11 são capitais, enquanto entre os 14 restantes, a Região Sudeste possui 12 entre os mais importantes economicamente, sendo 9 municípios paulistas, 2 fluminenses e 1 mineiro, segundo aponta o IBGE.
Fonte: IBGE
O município de Fortaleza, pelo terceiro ano consecutivo (2018, 2019 e 2020), figura em 1º lugar no Produto Interno Bruto (PIB) do Nordeste. No País, Fortaleza ficou em 11º lugar.
Importante ressaltar que apesar do 1º lugar, em função dos efeitos econômicos da pandemia, o PIB de Fortaleza em 2020, no valor de R$ 65,1 bilhões, foi inferior em valores correntes quando comparado com o ano de 2019, quando registrou R$ 67,4 bilhões.
Apesar da queda em valores nominais, a capital cearense registrou PIB superior a cidades importantes do Nordeste, como Salvador e Recife, como podemos ver no ranking das capitais do Nordeste:
Por fim, vale ressaltar que Fortaleza, em nível estadual, que detém 39,0% do PIB cearense, vêm perdendo participação relativa para outros municípios do estado, resultado da desconcentração de renda gerada, conforme trabalho publicado recentemente pelo IPECE.
No trabalho do IPECE, também é possível verificar os PIBs dos municípios cearenses.
Fonte: https://diariodonordeste.verdesmares.com.br/opiniao/colunistas/allisson-martins/fortaleza-1-lugar-do-nordeste-no-pib-pelo-terceiro-ano-consecutivo-1.3314022
Grande abraço e até a próxima semana!